sexta-feira, 2 de julho de 2010

Agora Inês é morta!

Este Plano de Aula é uma estratégia a ser aplicada com os alunos de uma Telessala do Projeto Autonomia. Sua proposta é descobrir a origem da expressão “Agora Inês é morta!”, relacionando-a com a Arte Literária e com a História. Divide-se em 3 fases, a saber:

1ª FASE (na Telessala)

APRESENTAÇÃO (em 30 minutos)
Expor a proposta aos alunos, que formarão grupos, os quais terão, cada um, a seguinte composição: 1 líder (responsável por observar se o grupo está com foco na tarefa e respeitando o tempo e o objetivo da proposta), 2 mediadores (responsáveis por expor a sua compreensão acerca do conteúdo da proposta), 2 questionadores (responsáveis por elaborar perguntas para o grupo a respeito do conteúdo trabalhado, e também expor suas dúvidas e/ou algo que julgar importante) e 2 avaliadores (responsáveis por avaliar todas as atividades do grupo, a fim de sanar embaraços que impossibilitem alcançar o objetivo da proposta).

2ª FASE (no laboratório de Informática)

BUSCA, GERENCIAMENTO E ANÁLISE (em 60 minutos)
A Busca inicia-se fornecendo aos alunos as palavras-chave Inês de Castro, D. Pedro I, História de Portugal, Fernão Lopes, Crônica del-Rei D. Pedro I, Camões, Os Lusíadas, para que os grupos busquem informações a respeito da expressão “Agora Inês é morta!”, utilizando o site de busca do Google, no seguinte endereço: www.google.com.br.

O Gerenciamento consiste em salvar as informações encontradas na pasta Inês, criada na opção Meus documentos. Também deverão ser salvos, nessa mesma pasta, os endereços dos sites visitados na pesquisa e as imagens (se houver). É importante que os alunos anotem as fontes de todos os materiais encontrados, para fins de citações.

Logo depois, procede-se a Análise, que é verificar - nas informações organizadas -, quais são as convenientes para o trabalho em pauta, e se as fontes são de confiança.

COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO (em 120 minutos)
Em 10 linhas aproximadamente, os grupos deverão resumir as informações obtidas, e deverão proceder a Comunicação, participando de um fórum, onde apresentarão suas descobertas, registrando, num documento paralelo, as considerações mais relevantes, levantadas a partir da interação.

Em seguida, os grupos deverão criar um blog receberá a Publicação de um texto que sintetize suas descobertas a respeito da pesquisa, realizada através do site de busca, e por meio das interações com seus colegas. É importante que o aluno também conte, através do blog, como foi o seu processo de aprendizagem.

3ª FASE (na casa do aluno ou na lan house)

DISCUSSÃO (tempo indeterminado)
Obedecendo às regras de conduta e respeitando opiniões diversas, os alunos acessarão os blogs de outros colegas (cujo endereço deverá ser previamente publicado num fórum), para identificar conteúdos relevantes, proceder à Discussão crítica e tecer comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário